quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento




Existe um paradoxo entre a dificuldade que as pessoas têm de aprender o que a sociedade exige que elas aprendam e o tempo dedicado ao aprendizado. Ou seja, nunca se aprendeu tanto e nunca se fracassou tanto na tarefa de aprender.
Esse paradoxo deve-se ao fato de existir uma nova ordem no que se referem aos meios de se adquirir informações e, o desafio é transformar estas informações em conhecimentos.
Com a internet, crianças, jovens e idosos passaram a vivenciar novas experiências na maneira de se comunicar e de obter informações. Muitas vezes o conhecimento chega em tempo real, ou seja, no exato momento em que está ocorrendo e, estas informações vem de todo o mundo, exigindo cada vez mais preparo do estudante.
Não existem mais verdades absolutas, todas elas são relativas, e todos os dias surgem novas maneiras de explicar uma mesma idéia. Cabe à escola treinar professores que consigam acompanhar essa evolução, ajudando o aluno a transformar as informações em estado bruto em conhecimento real e aproveitando o potencial das novas mídias em favor do aprendizado. Não havendo esta interação entre aluno, professor e escola, certamente o conhecimento será um tesouro de poucos.
O fim da educação é ajudar os alunos a desenvolver um pensamento crítico, partindo de informações a eles apresentadas e, destas informações construírem o seu próprio ponto de vista, não apenas aceitando o que lhes é imposto. Para isso, é necessária uma mudança radical no modo de transmissão das informações e no estímulo dado pelos professores aos alunos, fazendo-os pensar e não só repetir o que já foi pensado.
Desta forma, para que haja uma mudança na forma de aprendizagem dos alunos é necessário mudar o modo dos professores ensinarem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário