Incentivando a Participação dos Alunos em Sala de Aula
Em uma sala de aula existe uma imensidão de mundos individuais, que são os alunos. Incentivar a participação produtiva deles é sempre um desafio dentro da sala de aula. A diversidade é enorme, cada um com sua história de vida e seus sonhos. Nós sabemos que a maioria dos alunos, especialmente quando não conhecem o conteúdo que está sendo discutido, tem certo receio de falar ou participar das atividades na frente de seus colegas. Por outro lado, é realmente mais cômodo para o estudante ouvir uma boa aula e apenas fazer anotações. Todavia, essa atividade passiva não lhes traz um conhecimento diferenciado.
Então é muito importante tentar uma aproximação no que eles têm de mais comum, ou seja, no que eles mais se assemelham, que é o mundo virtual, fazendo com que eles sintam-se mais a vontade para expor suas opiniões. A participação dos alunos indica que eles são o centro do processo de aprendizagem.
Assim, tentei introduzir um modelo mais participativo de abordagem do assunto “distribuição de renda no Brasil”.
O assunto começou a ser abordado, tentando fazer os alunos trazerem suas experiências pessoais sobre o assunto, em seguida exibi um vídeo mostrando as disparidades existentes entre as classes sociais, as regiões do país, as capitais e o interior dos Estados, enfim, trouxe para os alunos uma visão geral sobre o assunto abordado.
A fim de estimulá-los a pesquisar, pedi que formassem grupos pequenos, de no máximo quatro pessoas, para que procurassem na internet, revistas, jornais, enfim, nas mídias que tivessem acesso, histórias que pudessem exemplificar o assunto, artigos e textos relacionados e, ao final, fizessem um relatório sobre suas percepções acerca do assunto, a ser exposto na aula seguinte.
Na aula seguinte, depois que os grupos fizeram suas apresentações, que me impressionaram bastante, sugeri um debate entre os grupos, para trazer soluções para o problema.
Ao final do debate, admito que fiquei bastante satisfeita e surpresa com o resultado, principalmente com o empenho, a dedicação e coragem na exposição dos grupos.
A partir deste projeto, posso dizer que muita coisa irá mudar, não só em relação à aprendizagem e o modo de abordagem dos assuntos em sala de aula, mas na minha maneira de ver e entender os alunos, de confiar na capacidade deles de aprimorar seus conhecimentos, sem que sejam forçados a tanto, no intuito de obter apenas nota.
O processo é contínuo e ininterrupto e espero que daqui em diante eu possa ter mais surpresas maravilhosas como essa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário